Aprenda a Ressignificar


Grandes líderes se tornaram especialistas em ressignificação.


Seguramente, você precisará desenvolver esta habilidade, uma vez que, a todo momento, a vida empreendedora lhe propõe desafios e testa os seus limites.

Um bom parâmetro disso, é perceber que grandes líderes reagem de forma diferente de pessoas inexperientes em determinadas situações.


Pensemos numa situação recorrente na rotina dos profissionais do marketing: a negativa ou rejeição diante da apresentação de seu plano de negócios. Um amador, geralmente se entristece devido à negativa recebida e pode confundir uma simples negativa com rejeição pessoal.


Em contrapartida, um habilidoso especialista, aproveita essa situação adversa para criar oportunidades. Neste exemplo, mesmo diante da negativa, o especialista não deixa que suas emoções o prejudiquem e pode, nesta ocasião, solicitar 03 (três) indicações dentro do capital relacional do prospecto com perfil para esse negócio.


Outra demonstração clara que pode elucidar este tópico é a seguinte: No meu time de empreendedores, tenho consultores que vão para suas apresentações, com a meta de levar 100 “nãos" por dia, e enquanto não cumprem tal meta, não retornam para suas casas. Enquanto a maioria das pessoas se entristece diante da quantidade de "nãos" de seus prospectos/clientes, este consultor, quando especialista, não se afeta. Afinal de contas, ele contabiliza que cada negativa representa um "não” a menos, para o término sua missão diária.


Esta hipótese lhe parece absurda? Ocorre que, em meio à ousada meta de receber 100 "nãos", eles, vez por outra, recebem também, um sim. Isso pode se repetir mais de dez vezes ao dia, fazendo com que, desta forma, este líder se torne um dos maiores vendedores de sua equipe.


Este relato é verídico e não apenas uma hipótese fantasiosa. Os líderes aqui descritos, se tornaram os maiores especialistas de minha organização, e tudo aconteceu porque passaram a ressignificar algo que costuma ser a causa da maior frustração dos profissionais, em algo positivo, proposto através de metas.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo