Falar em Público


Segundo um estudo publicado pelo jornal britânico “Sunday Times” o medo de falar em público é maior do que o medo da morte, entre a maioria das pessoas. Mas... por que todo esse pavor?


A verdade é que, quando estamos falando em público nos retiramos da nossa zona de conforto, saímos de nossa "concha" e entramos em uma zona de exposição onde, por consequência, nos tornamos o centro das atenções. Todos os olhos ficam voltados para quem está falando, se falharmos, todos terão conhecimento imediatamente.

Eis o cerne da questão: ninguém gosta de falhar, muito menos quando em frente a muitas pessoas.


Dentro do Marketing de Relacionamento uma habilidade que você precisa desenvolver é justamente esta, pois conforme você se graduar no plano de carreira de sua Cia, sua equipe se tornará maior e, naturalmente, surgirá a necessidade de fazer apresentações e treinamentos para seus liderados. Durante este processo, é natural que você se torne uma referência de liderança entre seus liderados, e, lugar do líder é no palco.


Obviamente ninguém precisa dominar tal habilidade para iniciar um projeto no MMN, no entanto, é necessário ter ciência de que, em breve, esta competência precisa ser desenvolvida, se quiser chegar “ao topo”, alcançando resultados expressivos.


Vou te passar algumas dicas para fazer uma boa apresentação:

Praticar exercícios físicos antes ajuda bastante, pois além de consciência corporal, você vai estimular a liberação de endorfina, Fazer um roteiro de sua apresentação com início/meio/fim, Mantenha um tom de voz alto e convicto, o seu tom de voz precisa ser convincente para transmitir segurança.


Mantenha sempre a calma, mesmo que você tenha “um branco”, como vulgarmente chamamos aqueles lapsos de memória momentâneos, e não se recorde exatamente daquilo que se programou a falar, respire fundo e não entre em pânico, todos os grandes palestrantes já passaram por situações semelhantes. Mantenha a calma e retome o raciocínio.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo